O que é um planograma e para que serve?

A posição dos produtos nas prateleiras de um supermercado é o principal fator para aumentar as vendas, atrair mais shoppers e melhorar os resultados de um negócio. Uma categoria com mercadorias espalhadas e desorganizadas certamente afastará os consumidores. Por isso, é fundamental fazer um planograma para definir a disposição de cada elemento no estabelecimento.

E, diante de um cenário de recessão econômica, quem não se planeja acaba perdendo muito dinheiro e até mesmo tendo que fechar as portas.  Os números mostram essa triste realidade: 3 mil hipermercados foram fechados no primeiro trimestre de 2017.

Com toda certeza você não quer fazer parte dessa estatística, não é mesmo? Então, é hora de investir em bom planograma!

O post de hoje vai fazer você entender o que é esse conceito e como aplicá-lo no seu negócio. Confira!

O que é um planograma?

O planograma, também chamado de plano de gôndola, é a ferramenta utilizada para melhorar a visualização dos produtos no ambiente, definindo a quantidade de itens expostos, as marcas, o tipo e altura de cada empilhamento.

Ele tem como objetivo fornecer acessibilidade, segurança e praticidade para o consumidor no momento da aquisição. Geralmente, o setor de Marketing é o responsável por desenvolvê-lo.

É fácil perceber essa prática no nosso dia a dia. Quando você chega a supermercado ou uma loja de departamento de roupas, a organização por categorias é facilmente detectada.

Por exemplo, em um hipermercado há setores de limpeza, de alimentação, de itens para a casa e muito mais. Em uma loja, você encontra ambientes específicos para roupas de homens, de mulheres, de sapatos, de cama, mesa e banho.

Dessa forma, os consumidores se sentem à vontade para passar entre as gôndolas e escolher o que é conveniente naquele momento. Esse sentimento de ordem auxilia (e muito) na decisão de compra do shopper, que se sente satisfeito por encontrar o que precisava de forma simples e rápida.

Para que serve um planograma?

Um planograma é essencial para qualquer estabelecimento comercial que queira ter sucesso. Ele serve para estimular a venda de um determinado produto, mensurar os resultados e estabelecer uma relação mais próxima entre cliente e empresa.

São diversas as estratégias aplicadas para construir as prateleiras de forma harmônica e lucrativa. Você já deve ter percebido que alguns setores priorizam determinadas marcas em detrimento de outras e isso tem uma explicação.

O objetivo é conseguir vender um volume maior daquele item, que geralmente o shopper tem uma identificação e está aberto para promoções. Então, é preciso fazê-lo ver a mercadoria quanto antes.

Os locais que possuem um bom planograma conseguem ter mais lucro, gerar reconhecimento de marca e atrair mais clientes. Portanto, essa é uma ferramenta que precisa fazer parte do planejamento da sua empresa.

Cada detalhe deve ter o propósito de facilitar a compra, aumentar o giro e o ganho da categoria. Portanto, é preciso executar o planograma com extrema eficiência. Segundo uma pesquisa da Connect Sopper, essa ferramenta garante um aumento de 30% a 40% no volume de vendas.

Como executar um bom planograma?

Você pode criar o seu planograma por meio de softwares especializados, que visam economizar tempo, reduzir custos e aumentar o seu faturamento. Assim, você verá imediatamente como as mercadorias ficarão na sua loja, analisando cada categoria detalhadamente.

As prateleiras precisam estar ordenadas com critérios que façam sentido para o shopper. Ele precisa se sentir confortável no ambiente e não pode encontrar produtos que estão em uma altura muito elevada ou muito baixa.

Além disso, você deve se preocupar em manter os corredores largos para que até duas pessoas possam circular por ali livremente.

O planograma é um dos elementos cruciais na organização de um supermercado, loja de roupas ou até mesmo em farmácias. As mercadorias não podem ser dispostas de qualquer forma. Pelo contrário, precisam estar visíveis e divididas em categorias que facilitem a compra.

Dessa forma, o seu negócio vai conseguir mensurar os lucros, verificar o que precisa ser alterado e o que está funcionando bem. E tem mais: é uma grande chance de se destacar da concorrência!

E aí, você já sabia dos benefícios de um planograma? Então, aproveite para fazer um teste grátis de 30 dias de um software completo e adequado à sua realidade.