7 dicas para aumentar o lucro do seu supermercado

Quando se trata de mix de produtos, a frase “menos é mais” tem grande significado no supermercado, principalmente pelo surgimento constante de novos produtos. De acordo um uma pequisa realizado pela Nielsen, em 2015 tivemos mais de 13 mil novos produtos.

Por isso fazer a seleção de quais mercadorias serão inclusas no mix da organização é uma das estratégias que mais oferece resultado positivo nas vendas. Confira 7 dicas que separamos para você aumentar o lucro do seu supermercado:

1. Acerte no mix de produto

Para as pessoas com menos tempo disponível para ir aos supermercados, é necessário ter o sortimento correto de produto para fidelizar os clientes. Um bom exemplo disso é a categoria fraldas infantis, onde as mães podem gastar até 2,5 vezes mais do que as mulheres sem filhos e consequentemente frequentam sempre as mesmas lojas que dispõem desses produtos quando elas precisam.

Nesse momento vem à importância de sempre ter todos os tamanhos disponíveis para venda, mesmo que sejam poucas marcas.

2. Mix de produto menor reduz a ruptura

Segundo dados da Nielsen de dezembro de 2015, as lojas que aumentaram em 5% o sortimento registraram 27% de vendas perdidas por ruptura. Já as que reduziram o mix em 5%, tiveram 13% de vendas perdidas por falta de produto.

Isso significa que o sortimento enxuto favorece a distribuição de espaço em gôndola, que pode ser ajustado ao giro dos itens.

Outro fator que favorece ter um mix reduzido de produto segundo a Nielsen, é o fato de as três primeiras marcas de um produto corresponder a 60% das vendas.

3. Definição estratégica do mix

É fundamental que o gestor defina o mix de forma estratégica, avaliando o desempenho que cada produto na categoria para montar um sortimento que atenda as diferentes necessidades do consumidor. Faça alguns levantamentos sobre o mix de produtos:

Posicionamento.

Produtos do supermercado que os clientes consideram como um diferencial.

Quais produtos formam a imagem do seu supermercado (orgânicos, saudáveis, etc).

Produtos que complementam as compras dos clientes.

Quais produtos ajudam a fidelizar o cliente.

4.  Análise do lucro bruto

Quando analisamos o lucro bruto dos itens que compõem uma categoria é possível identificar quais devem continuar e quais serão retirados. Esse indicador consiste em deduzir do faturamento bruto o valor dos impostos que incidem sobre a venda.

O resultado dessa conta será o faturamento líquido, do qual é preciso tirar o valor do CMV (Custo de Mercadoria Vendida), chegando-se ao lucro bruto, que deverá ser comparado ao dos demais itens da categoria.

A partir disso, os que tiverem menor lucratividade podem ser excluídos do mix, desde que não atendam, por exemplo, nichos específicos de consumidores.

5. Rentabilize seus planogramas

Planejar com êxito a colocação dos seus produtos nas prateleiras é um fator importante para aumentar suas vendas. E ter a previsão de vendas, custos, margem e markup dos produtos comprados em uma unica ferramenta te ajudará a rentabilizar suas prateleiras.

O PlanogramBuilder torna esta tarefa mais fácil graças ao seu ambiente 3D acessível de qualquer parte, por se tratar de uma ferramenta com a base de dados sempre atualizada para todos os usuários.em todo o mundo onde você pode projetar, avaliar, otimizar e comunicar seu espaço ideal.

6.  Surpreenda seu cliente

Ofereça a melhor experiência de compra ao cliente transmitindo a mensagem que o seu supermercado se preocupa com ele. Ofereça a preços muito baixos os itens que não fazem parte do seu mix de produtos. Essa estratégia cria uma expectativa no cliente de ir à loja para ver os novos produtos.

Não deixe seu cliente trocá-lo por outro varejista que lhe pareça ser mais vantajoso. Se renove. Faça planogramas de forma eficiente, estimule seu ponto de vendas, mantenha sempre a experiência de compras de forma eficaz e não deixe nunca de estimular o hábito de consumo de seus clientes onde ele é implacável, que é o ponto de vendas.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser acrescentar mais alguma dica, deixe nos comentários!