Estratégias de RH para o sucesso do Gerenciamento por Categoria

Escrito por Natália Freitas, Especialista em RH para Varejo:

 

Sabemos que para nós de varejo o investimento em gerenciamento por categoria gera muitos benefícios, logo é essencial para o nosso negócio ter planogramas que nos ajudem de forma prática, rápida e segura a definir novas estratégias para aumentar os resultados.

No que se refere à estratégia de Recursos Humanos sem dúvida alguma podemos falar em ganho de PRODUTIVIDADE, que é um dos nossos grandes desafios!

Trazer ferramentas que otimizem o tempo dos colaboradores e investir no capital intelectual da empresa são ações que favorecerão a melhoria da performance da equipe, consequentemente dos resultados.

Quando se pensa em investir em um software de planogramação e gerenciamento por categoria é importante pensar no projeto de uma forma ampla, por isso, é necessário pensar no perfil da equipe que irá implantar e conduzir o projeto e também nos profissionais de operação que executarão as atividades em loja.

Um bom projeto de gerenciamento por categoria pode não trazer resultados por falta de envolvimento da operação de loja, o que quero dizer é que: faz parte da implantação de um projeto como este, o envolvimento verdadeiro de todos os colaboradores da operação de loja, principalmente gestores e repositores e/ou operadores de loja.

Do que adianta a implantação de um novo conceito de gerenciamento por categoria se seu repositor/operador não segue o planograma que foi definido?

Muitas vezes ouço o seguinte dos gestores: “Mas eu já expliquei como deve ser feito, não sei por que eles não fazer do jeito certo!”.

E a minha resposta sempre é a mesma: “Devemos ensinar como fazer a atividade, mas antes devemos explicar o porquê esta atividade deve ser feita daquela maneira”.

Quando o colaborador compreende que há um motivo estratégico do porquê cada produto é exposto de forma diferente, nós significamos o trabalho dele e é neste momento que ele deixa apenas de repor mercadoria para manter uma boa exposição do seu corredor.

“Ensinar não é transferir conhecimento e sim criar possibilidades de apreensão”. Paulo Freire

Podemos observar que a partir do momento que tenho um colaborador que compreende a estratégia de Gerenciamento por Categoria e que sabe da importância da sua atividade para o sucesso do projeto ele se compromete com o trabalho, busca novas informações, recicla seus conhecimentos e se sente reconhecido. Esses fatores podem resultar em comportamentos de engajamento e fidelidade pela empresa que consequentemente impactam no turnover, absenteísmo e presenteísmo, que são
assuntos recorrentes na área de Recursos Humanos.

Talvez você esteja lendo e pensando: “até parece que é tão simples assim”. Acertei? Rs Não é simples, não é fácil, mas é possível! Vai exigir dedicação, paciência, muito envolvimento e acompanhamento dos profissionais de treinamento e gestores de loja, por fim o resultado virá! Afinal de contas será um processo de aculturamento e para a cultura se manter viva precisamos pensar em atividades contínuas.

Muitos são os formatos que podemos utilizar para compartilhar o conhecimento com os colaboradores: Treinamentos presenciais, treinamentos online, on the job, cartilhas, cartazes, palestras, reuniões mensais, divulgação de artigos, entre tantos outros.

É necessário identificar qual é a melhor solução estratégica para sua empresa considerando: disponibilidade e engajamento dos colaboradores, valor disponível para investimento, equipe disponível e prazo para o término de implantação projeto.

Espero que tenha lhe ajudado a pensar em algumas soluções que façam sentido para sua empresa!

 

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Texto produzido por Natalia Freitas. Psicóloga, Coach, Especialista de RH em varejo e Coautora do livro: A razão para ser coachee.