Escrito por Diogo Alves de Oliveira, Shopper Marketing e GC Café 3 Corações:
Quem, em um supermercado, no corredor de cafés, já não ficou meio perdido de frente para gôndola, procurando um café para tomar no final de uma tarde, com seus amigos ou família e demorou para encontrá-lo no lugar certo? Se você já se viu nessa situação na hora da compra, pode ter certeza que esse transtorno poderia ser evitado se o planograma estivesse correto.
Conceito de Planograma
É a representação gráfica, imagem ou mapa que demonstra como devem estar distribuídos e posicionados cada produto na gôndola ou expositor, representando o modelo de exposição da categoria. São definidos no planograma a quantidade de itens, se ficarão blocados ou não, na posição vertical ou horizontal, será definido a altura caso sejam empilhados, número de frentes e até a quantidade de prateleiras que serão utilizadas para expor toda categoria.
Ou seja, o planograma é como um guia para que o promotor de vendas saiba onde posicionar cada produto, tática importante da metodologia de gerenciamento por categorias e principalmente um componente estratégico para desenvolvimento da categoria de cafés.
Quero lembrar que antes de iniciar a confecção do planograma é importante que tenhamos bem desenhado, de acordo com a definição do papel da categoria e o perfil de shopper da rede/loja quais itens vão compor o sortimento, mas esse é um tema que vamos aprofundar em outro artigo.
E para utilizar todo potencial da construção de um bom planograma, afim de entregarmos a melhor experiência de compra para o shopper e consequentemente o melhor resultado nas vendas quero destacar alguns pontos básicos:
– Árvore da decisão da categoria de cafés (1° Ponto de vista do shopper)
O primeiro passo para montar o planograma da categoria é termos em mãos a árvore de decisão de compra do shopper. Com essa informação vamos trabalhar na exposição com foco em satisfazer as necessidades dele e facilitar sua escolha no PDV.
– Fatores semióticos
Agrupar os itens de modo que facilite a compra do shopper, levando em consideração tamanhos das embalagens, cores, formas, elementos, símbolos, características é essencial para garantir uma exposição que facilite a busca do item desejado.
– Agrupar por tipo de café
Agrupar por tipo de café facilita a compra do shopper e torna positiva sua experiência de compra diante da gôndola, facilita a comparação de preços por marca e possibilita o trade up na categoria.
– Participação de mercado e volume/valor de vendas para determinar o facing de cada tipo de café, segmento e marca
Com posse desses dados definimos o espaço de cada tipo de café, segmento e marca na gôndola. Lembrando que para definirmos espaço, também levamos em consideração a estratégia do varejo com a categoria, que pode ser gerar mais tráfego ou aumentar o faturamento e incrementar a rentabilidade por exemplo.
Agora fica a pergunta, como fazer um planograma? Temos alguns softwares especializados que facilitam muito essa tarefa! Pois dão agilidade e profissionalismo ao trabalho.
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Texto produzido por Diogo Alves de Oliveira. Especialista em Coordenador de Shopper Marketing e Gestão por Categorias no Café 3 Corações S.A.