O planograma é criado para facilitar a visualização dos produtos no ambiente, fornecer acessibilidade, segurança, e, praticidade no momento da compra. Geralmente, a área que cuida do planograma ou, planejamento de gôndola, dentro de uma empresa, é o Marketing.
Sempre que entramos num estabelecimento comercial, no qual, nos sentimos à vontade para passear entre as gôndolas e saímos satisfeitos por encontrar o que precisávamos de forma simples e rápida, podemos ter a certeza que, este estabelecimento consta de um planograma eficiente.
Através de um planograma é possível instigar a venda de determinado produto, realizar a sua mensura, e determinar a relação entre o cliente e marca. Você pode perceber esta manipulação ao se deparar com uma gôndula onde a oferta de determinada marca é maior em relação a outras marcas semelhantes.
Esta discrepância não acontece por falta de mercadoria em estoque, mas sim porque houve uma estratégia planejada com certa antecipação.
por que meu supermercado precisa de um planograma?
Seu supermercado precisa de um planograma para tornar o ambiente da loja mais acessível ao cliente, de forma que, o mesmo sinta-se confortável para realizar as suas compras.
Quando os produtos estão totalmente espalhados e misturados sem muita noção, o cliente se sente perdido, e perde a atração pelo produto.
É preciso que haja um local específico para acomodar certos tipos de marcas, e outros locais específicos para disponibilizar produtos em oferta ou em liquidação.
A conversão em casos de lojas ou comércios que oferecem um bom planograma é visivelmente superior, e por isso trata-se de uma estratégia essencial para o seu negócio.
rentabilize seus planogramas
Planejar com êxito a colocação dos seus produtos nas prateleiras é um fator importante para aumentar suas vendas. E ter a previsão de vendas, custos, margem e markup dos produtos comprados em uma unica ferramenta te ajudará a rentabilizar suas prateleiras.
O PlanogramBuilder torna esta tarefa mais fácil graças ao seu ambiente 3D acessível de qualquer parte, por se tratar de uma ferramenta com a base de dados sempre atualizada para todos os usuários.em todo o mundo onde você pode projetar, avaliar, otimizar e comunicar seu espaço ideal.
Não deixe seu cliente trocá-lo por outro varejista que lhe pareça ser mais vantajoso. Se renove. Faça planogramas de forma eficiente, estimule seu ponto de vendas, mantenha sempre a experiência de compras de forma eficaz e não deixe nunca de estimular o hábito de consumo de seus clientes onde ele é implacável, que é o ponto de vendas.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser acrescentar mais alguma dica, deixe nos comentários!