A crise financeira que alastra nosso país afetou diversos setores, principalmente o varejo. Se você tem um supermercado ou uma loja, já deve ter percebido que as vendas podem ter diminuído. Com o orçamento cada vez mais enxuto, dívidas e preocupações, o consumidor brasileiro está cada vez mais cauteloso na hora de comprar.
De acordo com informações divulgadas pelo IBGE, o índice de crescimento das vendas no comércio varejista apresenta uma forte desaceleração e já repercute no carrinho de compras do supermercado.
Quer aumentar as vendas em seu supermercado?
Neste contexto, o ponto de vendas se torna o principal centro das atenções de todo o setor varejista, pois é nele que a decisão de compra é exercida pelo consumidor. É neste local que o consumidor coloca em prática o seu inegável poder de decisão.
A POPAI – The Global Association for Marketing at Retail ouviu consumidores em hipermercados e supermercados, certificando que 76% de decisão de compra é feita no ponto-de-venda, ou seja, sem prévia intenção de aquisição do produto.
Estes estudos comprovam a importância de um bom planograma e atividades de visual merchandising, ou seja, como é distribuído seu mix de produtos nas prateleiras e ações promocionais dentro da loja, visando assim estimular o impulso de compra dos seus clientes.
Todo conhecimento e ferramentas precisam ser colocados em prática para conquistar mais espaço no orçamento de seus clientes. Para isso, você precisa saber:
Quem são seus clientes?
O que eles procuram, além de preço?
O que eles valorizam?
Quais são os seus principais hábitos de consumo?
O que faz com que eles voltem a sua loja?
Trabalhe seu planograma para estimular seu consumidor
Atrair a atenção do seu cliente é cada vez mais uma árdua tarefa e será um fator extremamente importante para manter a atenção de seus clientes em seus produtos e consequentemente estimular o consumo e impulsionar as vendas.
Rever como sua estratégia de mix de produtos está sendo implementada no ponto de vendas é o primeiro passo para esta importante atividade. Para avaliar se sua estratégia está sendo eficiente, avalie os seguintes aspectos:
Analise quais são as áreas nobres de sua loja, e dê especial atenção a elas para agregar valor.
Renove o layout de seu negócio e elimine a poluição visual.
Distribua seu mix de produtos de acordo com uma linha de raciocínio de compra.
Dê destaque maior nas prateleiras em produtos que possuem um maior giro e que tenha maior rentabilidade
Desenhe o caminho que você quer que seu cliente percorra na loja, e crie incentivos para que ele o siga.
Desenvolva cartazes promocionais atrativos, claros e impactantes.
Comunique bem suas ofertas, faça que o cliente identifique facilmente as vantagens e benefícios que você proporciona.
Foque na experiência de compra. Lembre-se o cliente já entrou em sua loja, sua missão agora é surpreendê-lo e ajudá-lo a decidir.
Rentabilize suas prateleiras
Você deve ter percebido que na lista acima, boa parte está ligada diretamente com layout do supermercado. As prateleiras são a melhor forma de comunicar os consumidores nos pontos de vendas. Elas são as grandes responsáveis pelos resultados apresentados na pesquisa anterior.
O consumidor vai até sua loja com um objetivo de compra, mas se ele encontra um produto com excelente custo-benefício, ele vai comprar. Porém, mesmo que você tenha as melhores produtos da cidade, os seus produtos continuarão nas prateleiras se você não os distribuir de forma correta.
Como distribuir seu mix de produtos de forma rentável?
Agora que você tem a faca e o queijo na mão, não basta “cortar de qualquer jeito”. O que eu quero dizer é que não basta colocar os produtos de qualquer maneira, colocar nos corredores e esperar o dinheiro entrar. Absolutamente tudo que é distribuído nas prateleiras vai mudar o comportamento do consumidor.
Planejar com êxito a distribuição dos seus produtos nos planogramas do supermercado é um fator importante para aumentar suas vendas. O PlanogramBuilder torna esta tarefa mais fácil graças ao seu ambiente 3D acessível para que possa projetar, avaliar, otimizar e distribuir seus produtos de forma objetiva.
Não deixe seu cliente trocá-lo por outro varejista que lhe pareça ser mais vantajoso. Se renove. Faça planogramas de forma eficiente, estimule seu ponto de vendas, mantenha sempre a experiência de compras de forma eficaz e não deixe nunca de estimular o hábito de consumo de seus clientes onde ele é implacável, que é o ponto de vendas.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser acrescentar mais alguma dica, deixe nos comentários!